Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

NOSSA CIDAD / História

História Municipal de Mandaguaçu

 

Prosperidade e busca de melhores condições de vida. Foi assim, entre desejo e necessidade, que muitos colonos, de diferentes estados e países, se aventuraram nas remotas matas do Paraná. Foi assim, na coragem de um povo forte e cheio de esperança que o norte-paranaense progrediu e se desenvolveu.
Esse foi o começo de nossa história...


Iniciava na região de Londrina, o desbravamento seguia mata adentro. Na derrubada das àrvores, surgiam povoados e, com eles, as cidades: Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Mandaguari. Mais adiante, Mandaguaçu, Nova Esperança, Alto Paraná, Paranavaí, Nova Londrina e demais cidades.

 

CRUZEIRÓPOLIS
O primeiro nome de Mandaguaçu foi Cruzeirópolis (Cruzeiro, possivelmente em referência ao Cruzeiro do Sul; Pólis, palavra grega que significa cidade).
Com nome longo e de difícil pronúncia, logo a mudança veio: Colocaram uma placa no início de 1948, designando o novo nome: Vila Guaíra, estrada de Paranavaí.

 

VILA GUAÍRA
A região começava a se desenvolver. O progresso possibilitou a construção da "Escola Isolada de Vila Guaíra", primeira escola do local, e do primeiro clube social e time de futebol, o "Nacional E.C.".

Anexo