Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Cidade

Programa de Geoprocessamento é apresentado para Prefeitura de Mandaguaçu

Segunda-feira, 02 de dezembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1188 vezes


Ouvir matéria

Dentro das atividades do Programa de Desenvolvimento da Amusep (Pró-Amusep), com participação direta do Codem, a Prefeitura de Mandaguaçu, debateu o tema "geoprocessamento", conhecendo detalhes de tecnologias disponíveis e recebendo informações de Maringá, que já implantou essa ferramenta e estuda agora avanços e atualizações. A ideia é unir forças e conhecimentos para implantação de um sistema que atenda a todos os municípios.

 

Geoprocessamento é o tratamento das informações geográficas, ou de dados georreferenciados, por meio de softwares específicos e cálculos. Ou, ainda, o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.

 

Durante toda a história as civilizações se ocuparam em estudar e registrar através de mapas ou cartas dados sobre o relevo, fauna, flora, rotas comerciais, limites políticos, e etc. Mas, com o avanço da informática surgiu a possibilidade de se integrar vários dados e mapas e analisá-los em conjunto, possibilitando, através de análises complexas e a criação de bancos de dados georreferenciados, o desenvolvimento de diversas áreas como a cartografia, principalmente, o planejamento urbano, comunicações, transportes e até a análise de recursos naturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também