A 7ª Conferência Municipal das Cidades, realizada pela Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Planejamento e Inovação Tecnológica, encerrou-se na tarde desta terça, 29, com palestra do prefeito de Maringá, Silvio Barros. A conferência tem previsão legal e integra conjunto de ações relacionadas a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), promovendo o diálogo entre o gestor público e a sociedade na busca de soluções conjuntas para problemas comuns.
“Mandaguaçu está entre as cidades que mais cresceram na última década e essa expansão não foi acompanhada pelos necessários investimentos em infraestrutura para garantir qualidade de vida em educação, saúde, mobilidade, segurança e outros aspectos da vida em comunidade. Aqueles que nos antecederam cumpriram sua missão dentro de suas possibilidades, mas chegou o momento da gente apertar o passo e avançar mais rápido”, disse o prefeito Beto Dentista na abertura do evento.
O prefeito reiterou que a solução para os muitos problemas da cidade está no diálogo. “Hoje, aqui, propomos exatamente esse caminho, ao conversar com a sociedade para buscar uma melhor compreensão das prioridades que devem orientar os investimentos públicos”, acrescentou o prefeito. O presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Navachi, reforçou a importância do planejamento, aspecto importante da pauta de assuntos discutidos na Conferência das Cidades.
“Planejar é pensar no futuro, é minimizar os eventuais erros que possamos cometer na definição de investimentos. Ao dialogar e estabelecer metas e parâmetros, nós também dividimos responsabilidades na construção de uma cidade mais justa, humana e desenvolvida”, disse Márcio Navachi. A secretária de Planejamento e Inovação Tecnológica, Andressa de Oliveira, reiterou a importância de pensar o futuro. “Uma cidade é feita de pessoas e, principalmente, de planejamento”, resumiu.
Além de Silvio Barros, a 7ª Conferência Municipal das Cidades contou com palestras do ex-secretário de Aceleração Econômica, Inovação, Comunicação e Turismo da Prefeitura de Maringá, Marcos Cordiolli, e Felipe Carvalho Araújo, economista e superintendente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (IPPLAM), de Maringá.
A abertura do evento contou com as presenças do prefeito Beto Dentista, do vice, João do Alto, de secretários municipais, dos vereadores Márcio Navachi, presidente da Câmara, Alessandro Mansano e Vinícius Vitorette, Luiz Gustavo de Araújo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mandaguaçu (Aciman) e Eunildo Zanquim, superintendente da Secretaria de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Maringá, além de diversas lideranças comunitárias.
Mandaguaçu