Palestras nas escolas valorizam importância da reciclagem

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025


Palestras nas escolas valorizam importância da reciclagem

Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue valorizando a reciclagem com ações estratégicas para destacar a importância da coleta seletiva, como demonstra ciclo de palestras nas escolas para abordar o tema junto às crianças. O trabalho é feito por Gislaine Souza Rosa, técnica da Unidade de Valorização de Resíduos (URV) do Programa ColetaMais, da Cooperativa  de Trabalho dos Recicladores de Mandaguaçu (Coreman).

O trabalho junto às escolas está inserido num esforço mais amplo, que busca valorizar a reciclagem e aumentar o volume de recicláveis como estratégia para potencializar a capacidade operacional da cooperativa, gerando mais emprego e renda. “Reciclagem está associada a proteção do meio ambiente, mas aproveitamento dos resíduos no modelo cooperativista também se conecta com aspectos econômicos e inserção social”, afirma Preto Bezerra, secretário de Meio Ambiente. 

Hoje, a cooperativa processa cerca de 70 toneladas mês em média de produtos, mas tem capacidade para manusear até 90 toneladas, com perspectiva de ampliar essa capacidade gradualmente. Além de aperfeiçoar protocolos internos de trabalho, ancorado em base operacional tecnicamente mais moderna, para alcançar esse volume é necessário coletar mais e reduzir o rejeito, ou seja, resíduos que chegam junto com o material reciclável, mas são descartados.

A construção do entendimento da importância da reciclagem entre as crianças é estratégia importante para avançar na coleta seletiva como instrumento de preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda. Nesse contexto, a reciclagem também se converte em instrumento de inclusão social, um dos muitos aspectos abordados por Gislaine Rosa nas suas palestras junto a estudantes e outros públicos alcançados pela trabalho de conscientização sobre a importância da reciclagem.

 

 

Prefeitura Municipal


Mandaguaçu