Crédito a MEIs e avanços no turismo reforçam estímulo a economia
INDÚSTRIA E COMÉRCIO - Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026

A consolidação de uma economia robusta, sujeita a constantes transformações para atender a demanda pelo contínuo crescimento da cidade e, assim, satisfazer a necessidade de gerar emprego e renda, justifica atenção da gestão municipal com matrizes produtivas potenciais. Nesse contexto, a Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, tem adotado ações diversas para expandir a economia.
“Mais do que identificar segmentos com potencial de expansão e estimular seu desenvolvimento com facilitação de crédito, também é preciso investir em infraestrutura urbana, capacitação e vitrine para que produtos e serviços ganhem visibilidade. Assegurar uma cidade cada vez mais robusta em qualidade de vida, pela criação de mais oportunidades para todos, é desafio que superamos todos os dias”, avalia o prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista.
Números apoiam esse compromisso. Ao longo de 2025, a Sala do Empreendedor concedeu mais de R$ 1,2 milhão de crédito para empreendedores, com média de 20 mil por solicitação, via Fomento Paraná, agente financeiro do governo do Paraná. O crédito atende necessidades de investimentos no negócio, organização do caixa e capital para melhorias e expansão das atividades, num contexto de valorização das mais diversas atividades.
A Sala do Empreendedor, referência importante para o empreendedorismo registrou quase 26 mil atendimentos em 2025, reafirmando sua missão de fortalecer os pequenos negócios. Inclusão de Mandaguaçu no projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae, e organização de oficinas, workshops para empreendedores e feiras para MEIs. A Sala do Empreendedor fortalece o empreendedorismo e acelera negócios.
No âmbito do turismo, Mandaguaçu entrou no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo que identifica e organiza os municípios com vocação turística, cumprindo um dos objetivos fixados para 2025. Eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), visitas técnicas a pontos com potencial turístico, Caminhada da Natureza, Show da Família e aniversário da cidade também são ações de fortalecimento do setor.
“Avançamos ao longo de 2025 no cumprimento de uma agenda que cumpre os objetivos de estimular a economia, especialmente os pequenos empreendedores, mas seguimos empenhados no alcance de novas metas para potencializar atividades e promover o desenvolvimento econômico do município”, afirma Ivan Sgobero, secretário municipal de Indústria, Comércio, Trabalho de Turismo.
