Fanfarra do colégio cívico-militar já conta com instrumentos

EDUCAÇÃO E CULTURA - Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026


Fanfarra do colégio cívico-militar já conta com instrumentos

O vice-prefeito de Mandaguaçu, João do Alto, e os diretores da Secretaria de Cultura, Ticiane Rodrigues e Walison Muniz, participaram na noite desta terça, 10, de reunião com equipe pedagógica e pais de alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Francisco José Perioto para apresentar detalhes da formação da fanfarra. O professor Dino Basso Garcia, encarregado da organização da fanfarra, também participou o evento. 

Instrumentos destinados ao colégio foram viabilizados por meio do programa Paraná Mais Cidades, por intermédio da deputada estadual Maria Vitória e reivindicação do então vereador, João do Alto, hoje vice prefeito. Convidados para participar a reunião de apresentação da equipe pedagógica do colégio para o novo ano letivo, integrantes da administração municipal explicaram de forma resumida o funcionamento da fanfarra.

Por definição, fanfarra é um grupo musical formado por instrumentos de percussão e sopro. Normalmente tem um caráter amador, ou seja, é organizada dentro de uma escola, por exemplo, por alunos que se interessam em integrar o grupo e aprender a tocar um instrumento. “A partir do momento que se define pela formação de uma fanfarra, o desafio é organizá-la”, afirma Dino Basso Garcia, com mais de meio século de experiência no meio.

A trajetória de Dino Basso começou em Marialva, onde integrou a fanfarra do município como corneteiro-mor por quase uma década. Na cidade, a pedido do então prefeito Vitor Martini, resgatou a Fanfarra dos Veteranos. Ganhou diversos prêmios em concursos nacionais comandando fanfarras de diversos municípios e uma dessa formações, de Cândido de Abreu, foi homenageada com selo dos Correios. 

Internamente, o colégio vai identificar alunos interessados em participar da fanfarra para início dos ensaios e, a partir da familiaridade ou identificação com alguns dos instrumentos. São 21 instrumentos de percussão disponibilizados pelo programa Paraná Mais Cidade. Os ensaios serão realizados aos sábados das 14 às 16 horas e a participação na fanfarra é exclusiva para alunos do colégio cívico-militar. A primeira apresentação oficial está prevista para 7 de setembro.

Prefeitura Municipal


Mandaguaçu