Mandaguaçu reforça mobilização contra ação que ameaça Apaes

Gabinete - Quinta-feira, 12 de Junho de 2025


 Mandaguaçu reforça mobilização contra ação que ameaça Apaes

Mandaguacu segue mobilizada em defesa das Apaes e no final da tarde desta quinta, 12, caminhada reformou movimento estadual contra Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que ameaça tirar recursos fundamentais para a sobrevivência das entidades.  A caminhada, com concentração na prefeitura, seguiu até a Apae do município com a participação de estudantes, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil, mobilizados contra eventual corte de financiamento. 

“A ADI tenta invalidar leis estaduais que reconhecem e asseguram o apoio do Estado à educação especial prestada por instituições filantrópicas, como as Apaes. As escolas especializadas são parte essencial da garantia do direito à educação para pessoas com deficiência, não sendo meramente uma alternativa, mas, sim, uma resposta eficaz e necessária às necessidades educacionais específicas”, afirma nota da Federação Nacional das Apaes, que busca sensibilizar senadores contra a ação.

O prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista, que durante 12 anos presidiu a entidade no município, reforçou discurso contra a ação reafirmando que ‘a verdadeira inclusão está na liberdade das famiílias fazerem suas escolhas’, referindo-se ao direito do cidadão em optar pelas escolas especializadas. “Estamos provocando a sociedade para fortalecer esse movimento e, assim, fazer com que sejamos ouvidos e essa ação não avance e coloque em risco a manutenção e sobrevivência das Apaes”, disse o prefeito. 

O vereador Vinícius Vitorette falou em nome do Legislativo municipal, reafirmando compromisso da Câmara com a mobilização e reafirmando a tese de que é inaceitável que a ação avance, considerando os riscos para a manutenção das escolas especializadas. O vereador Fernando Souza também participou da caminhada. Pais deram depoimentos sobre a Apae, destacando a importância das escolas na vida de seus filhos e manifestando preocupação em relação ao futuro das instituições caso prospere a ação.

A diretora da Apae, Jaqueline Gonçalves, lembrou que ação está no Senado e pediu manifestações nas redes sociais, com a marcação de parlamentares de fora do Paraná. “Precisamos sensibilizá-los para importância das nossas escolas e não deixar que a ADI avance”, disse. São 81 senadores e o Paraná tem três cadeiras na corte. Em todo o estado são mais de 340 escolas especializadas que atendem amais de 40 mil aluno.  

Prefeitura Municipal


Mandaguaçu