Saúde - Domingo, 24 de Maio de 2020

Fumacê intensifica atividades nos bairros de Mandaguaçu

Ação terá cinco ciclos nos locais com mais notificações de dengue

Em Mandaguaçu, teve início na última segunda-feira (18) mais uma ação do veículo de fumacê pelos bairros do município. Ao todo serão realizados cinco ciclos nos locais com maior incidência do Aedes aegypti, transmissor da dengue, e onde mais casos da doença já foram notificados.

De acordo com Márcia Buzzo, coordenadora do Setor de Endemias de Vigilância Ambiental do Departamento de Saúde do município, as ações contra a dengue não podem parar e devem ser associadas à prevenção e ao trabalho com o fumacê para combater o problema. “Já estamos encerrando o primeiro ciclo do fumacê, falta apenas  Pulinópolis para iniciarmos o segundo ciclo. Ao todo serão cinco”, explica a coordenadora.

O clima quente e úmido dos últimos dias pode ter favorecido a proliferação do mosquito. Márcia orienta que a escolha dos bairros para a passagem do fumacê foi bastante criteriosa, feita a partir do mapeamento do município. “Não é possível passar em todas as ruas pela questão do risco ambiental”, destaca a coordenadora. Entre os bairros selecionados, pode-se destacar: Vila Guadiana, Santa Luzia, Carnelossi, Aliança, Lagoa Dourada, Jardim Europa, entre outros.  A recomendação do Setor de Endemias de Vigilância Ambiental do Departamento de Saúde é para que as pessoas abram as portas e janelas das residências quando perceberem a aproximação do veículo de fumacê, pois mais de 70% dos focos do Aedes está dento das casas. “É necessário que a população proteja os alimentos e pequenos animais. Quem tem criação de abelhas também deve ter um cuidado especial e cobrir os criadouros nos dias de passagem do fumacê”, orienta Márcia.   A população também pode e deve colaborar no combate ao mosquito transmissor da dengue. A forma mais eficaz de prevenção é evitar situações de água parada, onde o Aedes aegypti prolifera. A dengue deve ser combatida todos os dias.