Saúde - Quarta-feira, 22 de Junho de 2022

Pronto Socorro de Mandaguaçu realiza coleta de exames de análises clínicas

O Pronto Socorro passa a realizar coleta de sangue e urina, que são encaminhados ao laboratório de referência.

O Pronto Socorro Municipal, instalado no final do mês de março, oferece atendimento 24 horas para atender às demandas de urgência/emergência da população de Mandaguaçu. Já chegou a atender cerca de 265 pacientes em 24 horas. Conta com médicos plantonistas, que variam em quantidade, conforme demanda; e equipe de enfermagem em plantões de 12 horas.

Agora, o Pronto Socorro passa a realizar coleta de sangue e urina, que são encaminhados ao laboratório de referência, que disponibiliza os resultados em no máximo 3 horas, através da internet.

Antes, os pacientes tinham que ser transferidos para Unidades de Pronto Atendimento, sem haver um diagnóstico prévio. “Havia lentidão nos resultados e atraso na sequência dos atendimentos, mas agora isso acabou, os exames são coletados na hora e é o tempo de sair o resultado para dar sequência no tratamento”, esclarece o Prefeito Professor Índio.

Os exames serão disponibilizados em situações de risco e em casos de pacientes que permaneçam internados até que saia a transferência para hospitais, através da Central de Regulação de Leitos, auxiliando no diagnóstico precoce de patologias diversas.

“Nós sabemos das nossas dificuldades na saúde do município e estamos trabalhando muito para sanar algumas deficiências e melhorar todo sistema para a população. Muitas vezes o processo é lento e burocrático e aos poucos vamos conquistando algumas vitórias, uma delas foi o Pronto Socorro que atende as urgências e emergências, implantado este ano. Agora a coleta de exames que vai dar agilidade nos atendimentos dentro do Pronto Socorro, além do Raio X, que voltou a atender nos últimos 30 dias. E assim vamos vencendo”, observa vice-prefeito Gilmar Cadamuro.

A Secretaria de Saúde Francielli Dario informa que o laboratório vai atender somente a demanda dos pacientes que forem atendidos no Pronto Socorro. “Os pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam sendo encaminhados aos laboratórios credenciados”, afirma Francielli.