Saúde - Sábado, 13 de Agosto de 2022

Município de Mandaguaçu inaugura base descentralizada Norte Novo do SAMU

Inauguração está marcada para dia 26 de agosto 2022, as 17 horas.

Município de Mandaguaçu inaugura base descentralizada Norte Novo do SAMU

A implantação da base do SAMU, trará muitos benefícios para a população no serviço de atendimento móvel de urgência. Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Para o prefeito Professor Índio, é mais uma conquista para população na área da saúde. “Nossa gestão está empenhada em buscar recursos para investir na saúde e suprir a desmanda exigida pela população que vem aumentando a cada dia. Uma base do SAMU no município é um sonho antigo e que graças a Deus estamos atendendo agora”, esclarece o prefeito Professor Índio.

A secretária Francielli Dario, ressaltou a importância da base do SAMU para o município. "Ficamos felizes com essa conquista, o SAMU chegou no momento bem oportuno e vai atender Mandaguaçu e região”, disse Francielli.

“Atualmente o município possui 05 UBSs, um Pronto Atendimento, uma central odontológica, raio X e agora uma base do Samu. Temos consciência que tem muito o que fazer ainda e vamos continuar trabalhando para conquistar recursos para a saúde”, disse vice-prefeito Gilmar Cadamuro.

A base descentralizada Norte Novo do SAMU, está localizada ao lado da UBS Central. Os atendimentos serão realizadas apenas via central de regulação, pelo telefone 192.

ATENÇÃO!!! VEJA QUANDO CHAMAR O SAMU:

- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

- Intoxicação exógena e envenenamento;

- Queimaduras graves;

- Na ocorrência de maus tratos;

- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

-Em tentativas de suicídio;

- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

- Afogamentos;

- Choque elétrico;

- Acidentes com produtos perigosos;

- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

- Agressão por arma de fogo ou arma branca;

- Soterramento, Desabamento;

- Crises Convulsivas;

- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

ATENÇÃO!! VEJA QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU 192.

- Febre prolongada;

- Dores crônicas;

- Vômito e diarreia;

- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

- Transporte de óbito;

- Dor de dente;

- Transferência sem regulação médica prévia;

- Trocas de sonda;

- Corte com pouco sangramento,

- Entorses;

- Cólicas renais;

- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.