Educação - Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022

Mais de dois mil estudantes estão participando do Festival de Queima

A Secretaria de Educação do município de Mandaguaçu está promovendo desde o dia 17 de outubro o festival de queima. A ação está sendo realizada na quadra da Escola Gilson Belani até o dia 21.

Estão participando cerca de 2 mil alunos distribuídas entre o primeiro ano ao quinto ano, que formam 50 times ao todo.

São 10 jogos por dia e a disputa acontece entre as séries. O jogo é realizado, por exemplo, com o primeiro ano de uma escola contra o primeiro ano de outra escola. Quem ganhar em primeiro lugar recebe a premiação.

Para a aluna Dulce Maria de 9 anos que estuda no terceiro ano da escola Manuela Mazzei, o Festival de Queima é divertido. “Essa brincadeira é muito legal e divertida, pena que alguns amigos do meu time já foram queimados, mas estou torcendo para minha turma ganhar”, disse a aluna sorridente.

"O Festival de Queima tem como objetivo estimular a agilidade, velocidade, mira, atenção e cooperação. Além de resgatar as brincadeiras de infância dos pais e avós que são inesquecíveis e passam de geração a geração”, disse a secretaria de Educação Silvana Cadamuro.

A brincadeira!

As crianças podem se dividir em equipes do mesmo tamanho, por exemplo, 30 para cada lado. Assim que as equipes forem definidas, as crianças devem dividir com um giz o seu campo e o campo do adversário (igual tamanho e dimensões).

São feitos três riscos no chão, um em uma ponta, outro na outra ponta e outro risco bem no centro. Uma criança fica atrás de um risco, no meio a equipe adversária. Logo após o risco central, a outra equipe, e após a última linha mais uma criança adversária. O objetivo do jogo é atingir com a bola as crianças que estão no centro. A criança que for atingida será eliminada do jogo e vai pra trás da última linha e poderá ajudar a ‘queimar’ as adversárias no centro.

A equipe vencedora é aquela que conseguir eliminar os adversários que se encontram no centro da quadra.

Para incentivar os que forem eliminados, se este acertar algum adversário, quando estiver na ponta, poderá voltar ao centro do jogo.

#mandaguaçu #prefmadaguacu #festivaldequeima #educacao