Saúde - Quarta-feira, 29 de Março de 2023

Número de atendimentos aumentou em Mandaguaçu e saúde orienta pacientes

Número de atendimentos aumentou em Mandaguaçu e saúde orienta pacientes

Apesar do clima demonstrar altas temperaturas, distante ainda da chegada do frio, o número de atendimentos tem aumentado em todas as regiões do estado, sendo considerado atípico para o período. O que mais de vê são casos de viroses, dengue e sintomas de síndromes gripais. E Mandaguaçu também está com o mesmo cenário, tanto que todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Pronto Atendimento 24 horas estão superlotados.

Os dados da Secretaria de Saúde revelam que mais de 23 mil pessoas já precisaram de uma consulta com clínico geral só entre os meses de dezembro do ano passado até 20 de Março 2023. O que preocupa é que pouco menos da metade foi registrada apenas no Pronto Atendimento, o que acende alerta na saúde do município.

Por isso que a Secretária de Saúde interina, Isabela Saes, faz um apelo aos moradores, que utilizem o PA apenas para casos de urgência e emergência. O médico Dr. Josiel que também trabalha com os atendimentos orienta que os casos não considerados graves, que sejam agendados nas unidades básicas de saúde.

"Todos os postinhos tem médicos atendendo com a agenda programada, por isso é necessário agendamento", completou o Dr. Josiel.

O Pronto Atendimento é exclusivo para atender casos graves, tais como, fraturas, acidentes, agressões, dor súbita no peito, picada de inseto, princípio de infarto, entre outros que colocam em risco a vida do paciente. Demais sintomas, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

O relatório de atendimento da saúde revela também que 19.297 pessoas passaram pela enfermeira, e na área odontológica, 1.341 pacientes tiveram atendimento com cirurgião dentista.

Importante salientar, que com a busca correta dos serviços prestados, será possível de forma gradativa diminuir o tempo de espera em cada atendimento.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #saude