Saúde - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

REUNIÃO

Conselho Municipal de Saúde

REUNIÃO

Ontem quarta-feira, dia 29/03, em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, foi apresentado e aprovado o Relatório Anual de Gestão da Saúde 2022; e foi eleita e empossada a nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2025, que ficou assim composta:

Presidente: Antôno Paz dos Santos – Representante dos Usuários (Igrejas Evangélicas),

Vice-Presidente: Edna Pinelli Martelosso – Representante dos Trabalhadores da Saúde,

1ª Secretária: Eliane Cazeloto – Representante dos Prestadores de Serviços (Laboratório Santa Teresinha),

2ª Secretária – Angélica Aparecida Valenza - Representante dos Usuários (Pessoas da Terceira Idade).

A nova composição do Conselho Municipal de Saúde, com 20 titulares e 20 suplentes, foi homologada e empossada durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no dia 15 de março e conta com a seguinte representação: 50% de representantes dos Usuários dos Serviços de Saúde; 25% de representantes dos Trabalhadores da Saúde; 25% de representantes da Gestão e dos Prestadores de Serviços; dessa forma, mantém a paridade entre representantes dos usuários e representantes dos demais segmentos.

As reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Saúde acontecem uma vez por mês, em geral, na 4ª quarta-feira do mês.

Eventualmente essa data é alterada, como aconteceu neste mês de março. Quando necessário, são convocadas reuniões extraordinárias.

As reuniões são abertas ao público que tem direito a voz, porém, nas votações somente os conselheiros titulares têm direito a voto.

A lei confere aos Conselhos de Saúde as atribuições de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, atribuições estas que são também do próprio Poder Executivo e do Poder Legislativo.

A missão do Conselho Municipal de Saúde é deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde no município.

#prefmandaguacu #mandaguacu #saude #ConselhoMunicipaldeSaude