Educação - Segunda-feira, 24 de Abril de 2023

ENTREGA DE MATERIAL

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INVESTE EM MATERIAIS DIDÁTICOS

A Secretaria de Educação adquiriu materiais didáticos que visam o avanço da aprendizagem dos alunos da rede municipal. É o que a Secretária de Educação Silvana Christina Vieira Cadamuro planejou junto com a coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, onde é priorizada a leitura e a escrita dos alunos da rede municipal de ensino.

Para os alunos de 1º e 2º ano foi adquirida a Coleção Novo Lendo Você Fica Sabendo. Ela é embasada na Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural, uma coleção que objetiva colaborar para que o dia a dia na escola seja repleto de muitas aprendizagens. É um instrumento a ser utilizado na sala de aula, contribuindo para tornar os alunos protagonistas das ações e fazendo uso da linguagem como um processo social e discursivo nas diversas situações do dia a dia, que envolvem oralidade, leitura e escrita dentro e fora dos muros da escola.

Já para as turmas de 3º a 5º ano foi direcionada a Coleção Projeto Tema – Tempo de mais aprender: letramento e alfabetização linguística, que objetiva concluir o processo alfabetizatório dos alunos que não aprenderam a ler e a escrever no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A metodologia proposta ratifica a condição de que a alfabetização e letramento são processos interdependentes e indissociáveis.

Com foco nas médias e no desempenho do SAEB, para as turmas de 5º ano, foi adquirida também a Coleção Acerta Brasil #SuperaIDEB. O trabalho busca orientar a prática pedagógica do professor e possibilitar ao aluno superar as dificuldades enfrentadas nas avaliações externas. A coleção traz para o dia a dia da sala de aula o linguajar característico das avaliações, por meio de procedimentos que ajudam o aluno no aperfeiçoamento das habilidades aferidas nas avaliações externas de larga escala, oportunizando e ampliando o desenvolvimento da autonomia frente aos desafios, através de estratégias de leitura e resolução de problemas.

A formação com os professores das turmas de 1º, 2º e 5º anos, acontece nesta semana, nos dias 24, 25 e 28.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #educacao #materialdidatico