Sala do Empreendedor - Sexta-feira, 16 de Junho de 2023

SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, TRABALHO E TURISMO

Autoridades de Mandaguaçu participam do Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2023

Essa semana o prefeito Professor Índio, junto com a secretária de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo Zenaide Batilani e a diretora Vanessa Carrara, estiveram presentes no Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2023, em Curitiba - PR, no museu Oscar Niemeyer. O evento reuniu gestores públicos e privados do turismo, bem como demais organizações representativas do setor de todo o Paraná.

O evento tratou sobre a importância da atividade em suas temáticas de sustentabilidade, inovação, inteligência turística e as novas economias do turismo, fomentando a troca e repasse de informações e experiências. Estiveram reunidos com o deputado estadual e secretário Márcio nunes, para reforçar e fomentar o turismo em nosso município.

Mandaguaçu está no processo para a inclusão do Mapa Turístico do Paraná. O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, identificando necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. No Brasil, são 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas, ou seja, o Paraná tem 8% das cidades do estudo.

Visando também para que empresas do município realizem o cadastro no Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. É executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Com o cadastro na Cadastur os empresários poderão ser beneficiados pelo Fungetur que consiste em um mecanismo de crédito essencial ao fomento do turismo como negócio e estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Por meio da oferta de crédito, as empresas direta ou indiretamente ligadas ao turismo, promovem a elevação do nível dos serviços prestados ao turista, a expansão das oportunidades de instalação de novos negócios, além da geração de emprego e renda.

O município já contempla o Parque Lagoa Dourada, cachoeiras, eventos como Caminhada da Natureza, Cavalgada do Bem e as festas tradicionais como a Festa Nacional do Porco na Lata e Expo Mandaguaçu. Já temos também empresas na área de alimentação e empresas na área de hotelaria.

Fotos : Vanessa Carrara

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #saladoempreendedor