Saúde - Quarta-feira, 05 de Julho de 2023

SAÚDE

Mais de 200 pacientes já conseguiram atendimentos esse ano e fila de cirurgia da catarata acabou em Mandaguaçu

A fila para conseguir realizar um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular chegou ao fim em Mandaguaçu. A Secretaria de Saúde por meio de uma parceria com o município de Jacarezinho conseguiu trazer um novo olhar para os pacientes que aguardavam há muito tempo por essa cirurgia.

Em um único fim de semana, vários moradores de Mandaguaçu foram levados até a cidade que é parceira para realizarem as avaliações e logo depois as cirurgias.

As viagens contaram com um técnico de enfermagem que acompanhou os pacientes e os procedimentos são realizados por meio do Governo do Estado.

A Dona Irene Maria de Almeida, moradora da Rua Rocha Loures, foi uma das pessoas que aproveitou a oportunidade, ela fez a primeira cirurgia em 10 de maio e a segunda dia 17. “Eu estava esperando essa cirurgia desde outubro de 2022 e agora consegui realizar os dois procedimentos, gostei muito do atendimento, do transporte e da atenção que todos deram”, contou Dona Irene. Com olhar de

gratidão

, ela ainda relatou que a recuperação foi ótima.

Só nesse primeiro semestre, cerca de 200 pacientes foram atendidos entre cirurgia de catarata, exames, aplicações e mapeamento de retina.

Os pacientes conseguem as consultas por meio do setor de regulação do município que organiza a agenda e faz o transporte.

A dona Maria da Silva Domenico de 66 anos também conseguiu a cirurgia, após longos dois anos de espera. Graças a cirurgia, hoje ela se recupera em casa ao lado do marido, seu Francisco Gomes Domenico que também fez a operação nos dois olhos.

“Nós agradecemos muito pelo que o Departamento de Saúde de Mandaguaçu fez por nós, fomos bem atendidos tanto na viagem quanto durante o procedimento em Jacarezinho, e também no processo de recuperação, a equipe da saúde está de parabéns”, relatou feliz o casal.

De acordo com a secretária de Saúde, Isabela Saes, as pessoas que precisam desse tipo de cirurgia pode procurar o setor. Ela ainda afirmou que “a equipe não mede esforços para proporcionar o melhor para a população, estávamos com uma demanda de cirurgia de catarata desde 2021, e agora não temos mais pessoas na fila, conseguimos a cirurgia, exames, aplicações tudo pelo estado, e mesmo sendo numa cidade um pouco mais longe, hoje temos este serviço com qualidade”, completou a secretária.

#prefmandaguaçu #mandaguacu #saude #cirurgiacatarata