AGRICULTURA - Segunda-feira, 24 de Julho de 2023

SERICICULTURA

COMITIVA DE MANDAGUAÇU PARTICIPA DO 39º ENCONTRO NACIONAL DE SERICICULTURA EM ASTORGA

O prefeito em exercício Gilmar Cadamuro, juntamente com a equipe da Emater e alguns sericiculturas de Mandaguaçu participaram na quinta-feira 20 de julho, um dos eventos mais importante do setor na cidade de Astorga.

O evento foi realizado na Sociedade Rural na rodovia BR 218 km 25, das 8h00 às 16h00, os temas debatidos foram: Produção Orgânica, Agricultura Familiar na Sericicultura, Tendências de Mercado, Tecnologia e Boas práticas.

O Paraná está consolidado como líder nacional na produção de casulo de bicho-da-seda, atividade exercida por pequenos produtores rurais que se dedicam à cultura como diversificação agrícola para geração de renda. O Paraná produz aproximadamente 86% da seda do Brasil, seguido por São Paulo (10%) e Mato Grosso (4%). A produção paranaense é exportada para países como França, Itália, Japão, Índia e China.

Em 2022, a sericicultura gerou rendimento de R$ 35,5 milhões para os produtores paranaenses, com a produção de 1,5 mil toneladas, de acordo com dados preliminares do Departamento de Economia Rural (Deral). O município de Nova Esperança, no Norte do Paraná, considerado capital nacional da seda, lidera a produção, com 158,9 toneladas de casulos, que geraram um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 3,84 milhões no ano passado. Astorga é o sexto maior produtor, com 44 toneladas e VBP de R$ 1,06 milhão.

Dos 399 municípios paranaenses, 164 atuam com a sericicultura. A atividade envolve cerca de 1,6 mil produtores no Estado. Aqui em Mandaguaçu o setor esteve mais aquecido, hoje conta com cerca de 8 produtores.

#prefmandaguaçu #mandaguacu #sericicultura