Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023

AÇÃO CONJUNTA

No Dia da Árvore, Estado e Município plantam árvores para proteger nascentes de água.

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) escolheu o Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21), para concluir o projeto de mil fontes de água protegidas em todo o Estado, iniciado de maneira simbólica pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta semana. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que tem a meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até o fim de 2026.

A ação também incluiu a recuperação e recomposição da mata ciliar em volta da nascente, com o plantio de mudas, dentro do programa Paraná Mais Verde, que já ajudou a renovar o mar verde com 8,5 milhões de novas mudas plantadas.

Mandaguaçu fez parte do Programa Paraná Mais Verde, no qual hoje pela manhã autoridades, tais como: prefeito Professor Índio, vice-prefeito Gilmar Cadamuro, secretários, servidores públicos, agricultores e equipe da Emater de Mandaguaçu, se reuniram para realizar o plantio de mudas nas nascentes do município.

A intenção é melhorar a qualidade da água usada pelas famílias rurais e garantir o abastecimento nas propriedades. Trata-se da maior iniciativa já realizada de proteção de nascentes no País, com a ação atendendo, neste primeiro momento, cerca de três fontes em cada município.

“O mais importante do programa é a união entre estado, município e agricultores, juntos é possível proteger as nascentes e ter água mais saudável. Parabéns a todos os envolvidos”, finaliza o vice-prefeito Gilmar.

#prefmandaguacu #mandaguacu #meioambiente #governoestadual #emater