.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Saúde - Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ZOONOSE

SAÚDE ORIENTA SOBRE O CONTROLE DE RAIVA


ZOONOSE

No dia 28 de setembro é comemorado o Dia Mundial contra a Raiva (DMR), instituído pela Aliança Global para o Controle da Raiva (GARC) e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É uma data transcendental para promover a luta contra esta doença e sensibilizar sobre sua prevenção. A raiva é uma zoonose grave com letalidade de 100%, porém de fácil prevenção. No Brasil, de 2022 a setembro de 2023, foram confirmados 7 casos de raiva humana. No Paraná não tem registro de caso autóctone da doença desde 1987.

Como prevenir?

No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível. Quanto ao ferimento, deve-se lavar abundantemente com água e sabão e aplicar produto antisséptico.

O esquema de profilaxia da raiva humana deve ser prescrito pelo médico ou enfermeiro, que avaliará o caso indicando a aplicação de vacina e/ou soro. Nos casos de agressão por cães e gatos, quando possível, observar o animal por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre.

IMPORTANTE: Caso o animal adoeça, desapareça ou morra nesse período, informar o serviço de saúde imediatamente.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.

Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.

Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Fonte: Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Paraná.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #diamundialcontraaraiva #OMS

226 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.