Esportes e Recreação - Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023

JUDÔ

EXAME DE FAIXA

Está sendo realizado o exame de faixa do 2º semestre de 2023, onde estão aptos para o exame os alunos que tem a devida carência, estão com a porcentagem de presença nas aulas elevadas e com a técnica coerente com a faixa para qual irão realizar o exame.

Os exames vão da faixa cinza até a marrom.

As faixas no judô são divididas em diversas cores, que indicam o nível de graduação do praticante. As cores das faixas têm um significado especial, que representa as etapas do aprendizado e o desenvolvimento da habilidade do praticante.

Entenda algumas delas.

Branca

A faixa branca é a primeira usada por todos os praticantes de judô, incluindo iniciantes e crianças. Ela representa a inocência, a pureza e a falta de conhecimento. É a que indica que o praticante está começando sua jornada no judô.

Cinza

A faixa cinza se destina para os judocas mais jovens, em geral, de até 15 anos. Ela é utilizada depois da branca e tem como objetivo preparar o judoca para ingressar no sistema de faixas mais avançadas.

Azul

A faixa azul representa a continuidade da aprendizagem do praticante no judô. Ela representa o céu, que simboliza a vastidão e a amplitude do conhecimento do praticante. Também denota amadurecimento e expectativa de evolução.

Amarela

A faixa amarela representa o primeiro estágio de evolução do praticante. É a faixa usada pelos iniciantes que já possuem algum conhecimento básico do judô. Ela representa o sol nascente, que simboliza o início de uma nova jornada.

Laranja

É a faixa usada por praticantes que já possuem algum conhecimento técnico e estão aprimorando suas habilidades. Ela representa o sol em seu ponto mais alto junto com elementos da terra, que simboliza o meio da jornada do praticante.

Verde

A faixa verde representa o equilíbrio praticante no judô. É a faixa usada por pessoas que possuem um conhecimento técnico intermediário. Ela representa as árvores e as plantas, que simbolizam o crescimento constante do praticante no judô.

Roxa

A faixa roxa é a última das intermediárias, e é conquistada após a faixa verde. Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e autoestima. Também indica a busca por novos caminhos e elevação da espiritualidade.

Marrom

A faixa marrom representa a cor da solidificação. É a faixa usada por praticantes que já possuem um conhecimento técnico mais a frente. Ela representa a terra fértil, que simboliza a habilidade do praticante em cultivar sua técnica e conhecimento no judô.

Preta

A faixa preta é a mais alta graduação do judô. Ela representa a maestria técnica e a experiência do praticante na arte marcial. É usada pelos praticantes mais experientes e também simboliza o fim de uma jornada e o início de uma nova etapa.

Vermelha

A faixa vermelha é utilizada por mestres de judô com mais de 9º dan. Ela sugere motivação, atividade e vontade. É a mais alta graduação do esporte e representa um domínio absoluto sobre todas as técnicas do judô.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #esportes #judo