Saúde - Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

CONQUISTA

PLANIFICASUS DESTINA PARA MANDAGUAÇU RECURSO DE R$ 439 MIL PARA CUSTEIO DE CONSULTAS E EXAMES

O evento Saúde em Movimento é promovido pela Sesa - Secretaria de Estado da Saúde e reúne milhares de profissionais em Foz do Iguaçu entre os dias 05 à 08 de dezembro. E tem como objetivo atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

No encontro o PlanificaSUS Paraná, que é uma metodologia de educação permanente em saúde, por meio da ferramenta da Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

O PlanificaSUS obteve apoio e adesão dos 399 municípios num movimento articulado que soma ações em saúde, cuidado e a proteção a vida das pessoas. O município de Mandaguaçu inserido nesse contexto recebeu um recurso de R$ 439 mil destinados a custeios de consultas e exames.

Marcaram presença no evento o vice-prefeito Gilmar Cadamuro, secretária de Saúde Isabela Saes, coordenadora da Atenção Básica Juliana Garcia, coordenadora de Endemias Márcia Buzzo, Claudia Favaretto diretora Administrativa, diretor da Vigilância em Saúde André Salvalagio, presidente da Câmara Bi Martelosso, vereadores Genildo Julião, João do Alto e Flavio Pinheiro.

“Esse evento trouxe muitas informações para a saúde pública de uma forma geral e Mandaguaçu garantiu recursos para custeios da saúde”, esclarece Cadamuro.

O secretário de Saúde do Paraná Beto Preto, mencionou a importância da regionalização, pilar que segundo observou, foi abandonado nos últimos 30 anos. “Temos que continuar insistindo na regionalização para trazer a saúde mais perto do endereço que o cidadão mora. Nossa missão é aproximar a saúde das pessoas”, esclarece o secretário.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #saude #recursos #PlanificaSUS