.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento realizado pelo município, em parceria com Fetaep e IDR, destacou as atividades agropecuárias no município
A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaep) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), realizou na última sexta, 25, o 21º Encontro de Produtores Rurais. O evento foi realizado no Pesqueiro Rufato e antecipou a comemoração do Dia do Agricultor (28 de julho).
Os convidados foram recepcionados pelo prefeito Beto Dentista, o vice, João do Alto, o secretário de Agricultura e Pecuária, Gabriel Codale, e os vereadores Márcio Navachi, presidente da Câmara, Karina Grossi e Bi Martelosso. O evento foi marcado por palestras sobre nutrição para a soja, ministrada por Danielo César Volpato Martelli, importância da nota fiscal, feita por Maria de Fátima Donasan, e Plano Safra 2025/2026, apresentada por Vanessa Ribas, do Sicredi.
Ivone Francisco de Souza, vice-presidente, e Ilton Irinei da Silva, da Regional Noroeste, de Paranacity, representaram a Fetaep no evento, que marcou também a entrega do Certificado de Registro a empresa Torresmo Mineiro pela adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR). A entrega do documento foi feita por Luciana Ferrari, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O agronegócio se apresenta no município com um amplo conjunto de atividades, que justifica um Valor Bruto da Produção (VPB) de R$ 449, 8 milhões em 2023 (os números de 2024 estão em fase de finalização pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná). O índice é importante na composição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Não por acaso a atual gestão ativou a Secretaria de Agricultura e Pecuária, referência para o setor.
“Desnecessário lembrar a importância do agronegócio para a economia nacional, e ao recortar esse cenário e contextualizá-los em nosso município vemos a mesma relevância, razão pela qual criamos secretaria específica para atender as demandas dos produtores. Hoje, celebramos avanços e seguimos determinados a andar cada vez mais rápido na construção de uma cidade cada vez maior, com o campo sendo fundamental nesse processo”, disse o prefeito Beto Dentista.
.
.
.
.