.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Assistência Social - Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

‘Agosto Lilás’ prevê mobilização contra violência e feminicídios

Mês concentra atividades de prevenção e enfrentamento a condutas de discriminação e agressão também no ambiente doméstico


‘Agosto Lilás’ prevê mobilização contra violência e feminicídios

A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, prepara agenda de eventos para marcar o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência doméstica e familiar, em especial aos feminicídios.

 Em 2024 foram registrados mais de 70 mil casos de mulheres vítimas de violência no Paraná, mais de 50 mil pedidos de medidas protetivas, segundo a delegada Luciana de Novaes, que comanda às 21 Delegacias da Mulher do Estado.

O 19° Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que em 2024 foram registrados 1492 feminicídios no país e a pesquisa Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil revela que ano passado mais de 21,4 milhões de mulheres com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência. O Paraná, além de ser signatário do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, também prepara suas próprias metas no enfrentamento do problema .

O Plano de Metas Integrado para Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, cujo esboço preliminar foi apresentado no início de junho,  estabelece as diretrizes e metas para orientar a execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas destinadas à prevenção, proteção, responsabilização e reparação da violência doméstica e familiar contra esse público. Também assegura uma atuação articulada, intersetorial e integrada entre os órgãos estaduais. 

“A construção do Plano de Metas é mais do que uma exigência legal, é uma ferramenta de gestão pública, permitindo a identificação de prioridades e a gestão eficiente de recursos, transformando o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher no Paraná em uma política de Estado estratégica e integrada”, afirma a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. 

A delegada Luciana Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada (DPE), destaca que o plano de metas inclui capacitação de policiais. “O plano é de extrema importância para melhorar a qualidade de atendimento às vítimas", diz. “Como documento estratégico, o plano traça as diretrizes para todos os órgãos do Estado focados nos pleitos prioritários da mulher, seja na segurança pública, saúde, educação, defesa de seus direitos”, afirma. 

 

10 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.