.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento do Controle Interno e Ouvidoria enfatizam a necessidade de interagir gestão e cidadão com informações cada vez mais claras e acessíveis para contribuir para o controle social
A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Controle Interno e a Ouvidoria Municipal, realizou um evento na manhã desta terça, 12, para para reafirmar a responsabilidade coletiva com a transparência, “dever da administração pública de tornar acessíveis, claras e compreensíveis as informações de interesse público”, como definida durante o encontro, para que se possa desenvolver e contribuir para um controle social efetivo.
O prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista, participou do evento e destacou a importância de tornar a gestão pública cada vez mais transparente e com dados acessíveis ao cidadão, aspectos cada vez mais relevantes na construção de uma sociedade participativa e democrática. “Não se trata apenas de uma responsabilidade legal, mas de uma exigência da sociedade”, disse o prefeito.
O secretário de Controle Interno, Diógenes Sgobero, e o Ouvidor Municipal, Cleverson Moreira, apresentaram dados relativos às áreas mais demandadas, reafirmaram a importância da escuta pública no fortalecimento da gestão e defenderam o aperfeiçoamento desse diálogo, com foco na agilidade e clareza nessa relação com incentivo à participação popular por meio de conselhos, audiências públicas e outros recursos.
Foi explicada a importância do controle social que é a participação direta da sociedade no acompanhamento, fiscalização e avaliação das ações de governo. Sendo fundamental que o cidadão deixe de ser um espectador e passe a ser e desenvolver um papel ativo na fiscalização da administração pública.
No contexto da Ouvidoria Municipal foram apresentados números em relação às manifestações recebidas entre janeiro e julho deste ano, totalizando 2495. Na comparação com igual período do ano passado, o saldo é positivo – em 2024 foram 1803 anotações, diferença de 692 a mais. Entre as demandas destacam-se troca de lâmpadas, mato alto, poda de árvore, coleta de materiais pesados e focos de dengue.
O índice de resolutividade das demandas alcança 72,5%, contra 53,2% de 2024. “A Ouvidoria não é apenas um canal para receber reclamações e sugestões. Também constitui espaço para conectar você a gestão, valorizando a transparência e a cidadania”, afirma O Ouvidor Municipal Cleverson Moreira, acrescentando que todas as ações notificadas são encaminhadas para a respectiva secretaria e o cidadão é informado sobre o andamento da demanda.
O evento encerrou-se com manual sobre boas práticas, indicando comportamentos importantes não apenas para reforçar a transparências do atos administrativos no âmbito externo, mas também ações cotidianas que contribuem para a eficiência interna da gestão. “Sempre é importante reafirmar alguns práticas diárias que nos permitam criar um ambiente de trabalho focado no conceito de não adiar o que precisa ser feito”, disse o controlador Diógenes Sgobero.
.
.
.
.