.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 30 de Setembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

‘Outubro Rosa’ em Mandaguaçu terá ações em todas as UBSs

Campanha de prevenção ao câncer de mama mobiliza unidades de saúde em atividades de conscientização e orientações


‘Outubro Rosa’ em Mandaguaçu terá ações em todas as UBSs

A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está com extensa programação de atividades em todas as unidades de saúde voltada à prevenção, conscientização e orientações sobre câncer de mama. A agenda é convergente com a campanha Outubro Rosa e se estende por todo mês, em diferentes dias e horários. 

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia, razão da importância da campanha para conscientizar sobre a doença. Em 2024, mais de 70 mil novos casos foram diagnosticados

A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. 

O diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida. Nesse contexto, a rede de atenção à saúde deve estar apta para garantir acesso rápido e facilitado ao diagnóstico e tratamento da doença.

 A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos, façam uma mamografia a cada dois anos. (Com informações do Instituto Nacional de Câncer - INCA

105 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.