.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Inscrições podem ser feita de forma presencial ou online; descumprimento da obrigação gera multa ou outras penalidades previstas em lei
Jovens que completam 18 anos em 2026 devem estar atento ao alistamento militar obrigatório, que segue aberto até dia 30 de junho. Quem está em débito com o serviço militar também devem regularizar a situação. O não cumprimento da obrigação pode acarretar em aplicação de multa e outras penalidades, como impedimento para disputar concursos públicos, por exemplo.
A inscrição pode ser feita de forma presencial na Junta Militar de Mandaguaçu (rua Bernardino Bogo, 175 – Paço Municipal). Para realizar o processo, deve ser apresentado documento pessoal (RG, Certidão de Nascimento, CNH ou Carteira de Trabalho física) e comprovante de endereço. O alistamento também pode ser feito de forma online no link alistamento.eb.mil.br.
Após o processo de alistamento, é feito o Juramento à Bandeira. Posteriormente, todos jovens que passaram pelo processo poderão solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação presencialmente na Junta Militar, ou de forma online. O certificado é utilizado para ingresso em universidades, empregos, inscrições em concursos públicos e demais processos.
O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2025. O não comparecimento à Junta Militar no prazo previsto por lei deixará o candidato em débito com o serviço militar e acarretará, além de multa, em inúmeras sanções, como emissão de Passaporte, contratação, matrículas em instituições de ensino entre outros.
.
.
.
.