.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Fazenda - Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura intensifica fiscalização em terrenos com mato alto

Fiscais se concentram nos jardins Maravilha, Garcia e Tamagi, mas trabalho vai se entender por toda cidade; proprietário e responsável pela limpeza dos terrenos


Prefeitura intensifica fiscalização em terrenos com mato alto

A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio do setor de fiscalização da Secretaria de Fazenda, intensifica a fiscalização de terrenos descuidados, ou seja, aqueles tomados pelo mato alto e que acumulam lixo e entulhos. O trabalho se concentra neste momento nos jardins Maravilha, Garcia e Tamagi, estendendo-se na sequência para outras regiões da cidade. Proprietários de terrenos serão notificados e, caso não executem a limpeza, será lavrada multa no valor de R$ 560.00.

A manutenção dos terrenos é de responsabilidade dos proprietários, que devem fazer a roçada e eventual limpeza, retirando lixo e entulhos do local. Áreas descuidadas acabam servindo de abrigo para a reprodução de insetos e animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, sem contar o mosquito transmissor da dengue. Esses bichos podem causar acidentes e sérios problemas de saúde, gerando grandes transtornos.

Portanto, a limpeza de terrenos não cumpre apenas uma função estética para o ambiente urbano, mas é essencialmente uma medida convergente com os protocolos de prevenção aos riscos à saúde pública. Essa percepção justifica ação mais intensiva do município na identificação de terrenos que não recebem a devida atenção dos proprietários, com emissão de notificação para intervenção de limpeza e posterior multa nos casos omissos.  

Importante alertar também sobre o descarte irregular de lixo em ruas, avenidas, praças, canteiros centrais e terrenos baldios. O descarte de restos de construção se integra a esse problema e é cada vez mais recorrente, com fiscais identificando grandes volumes de resíduos jogados em área pública. Esse tipo de descarte pode gerar multa de até R$ 388 mil e a prefeitura segue atenta para identificar eventuais infratores.

18 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.