.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Pecuária busca tornar vias seguras e aptas ao tráfego de máquinas e veículos
Com a proximidade do início da safra 2025/2026, a Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, intensifica trabalho de manutenção das estradas rurais, tornando-as mais seguras e aptas ao tráfego de máquinas e veículos. O município conta com cerca de 240 km de vias rurais.
As estradas conectam propriedades rurais e comunidades, criando uma extensa rede de vias que exigem constantes intervenções para preservar a segurança e a trafegabilidade. Não por acaso a atual gestou criou a secretaria específica para dar atendimento diferenciado e prioritário ao meio rural, valorizando importante segmento econômico.
A importância do agronegócio para é validada por números. Em 2024, o Valor Bruto da Produção (VBP) do município alcançou R$ 456,6 milhões, contra R$ 449,8 milhões de 2023. O VBP detalha o faturamento bruto dos estabelecimentos rurais e leva em consideração os volumes de produção agrícola e pecuária e a média dos preços recebidos pelos produtores no período.
O indicador produtos da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo vegetal, da olericultura, da fruticultura, de plantas aromáticas, medicinais e ornamentais, da pesca, entre outros. O VBP contribui para determinar o índice a ser aplicado sobre a arrecadação do ICMS, que resulta na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Nesse contexto, a recuperação e manutenção de estradas rurais estão inseridas numa perspectiva mais ampla. Além de garantir o escoamento seguro da safra. O correto manejo dessas vias evita erosão e a degradação do meio ambiente, reafirmando preocupação também com um modelo sustentável do agronegócio.
.
.
.
.