O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) recebe e registra pedidos de acesso à informação feitos por cidadãos e cidadãs aos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de Mandaguaçu.
Os pedidos são gratuitos e são admitidos pelo:
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✔ Sistema de pedido eletrônico (e-SIC);
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✔ Presencialmente (SIC Presencial);
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✔ Telefone.
1) PEDIDO ELETRÔNICO (e-SIC)
Instruções para o seu pedido:
1. Acesse o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão);
2. No sistema, clique em “Protocolar";
3. Acesse o sistema com seu endereço eletrônico (e-mail pessoal) e senha ou realize seu cadastro;
4. Selecione o assunto e preencha o formulário de solicitação da informação pública que você deseja;
5. Protocole o pedido de informação.
6. No e-SIC, será disponibilizado um número de protocolo. Guarde o número do seu protocolo, pois ele é o comprovante do registro da solicitação via sistema;
2) PEDIDO PRESENCIAL (SIC presencial)
O cidadão ou a cidadã pode registrar o pedido no atendimento na ouvidoria municipal, no momento do atendimento ou via entrega de formulário (disponível abaixo) no endereço. O servidor Cleverson Carlos Moreira é responsável pela recepção e direcionamento dos pedidos.
▣ Endereço:
Rua Bernardino Bogo, 155 – Centro
CEP: 87160-000 – Mandaguaçu/PR
Térreo do prédio da Secretaria da Cultura
▣ Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira
07:30 às 11:30 | 13:00 às 17:00
3) TELEFONE DO SIC
(44) 3245-8405
Acesso à Informação (Lei de Acesso à Informação – LAI)
A Lei Federal nº 12.527/2011 garante ao cidadão o direito de acessar informações públicas dos órgãos e entidades. No município de Mandaguaçu, o Decreto Municipal nº 8.683/2023 regulamenta esse direito.
Formulários para Solicitação
➤ Formulário para Pessoa Física – Clique aqui
➤ Formulário para Pessoa Jurídica – Clique aqui
➤ Fazer pedido online (e-SIC) – Clique aqui
Procedimento e Prazos
➤Autoridade Responsável:
Os pedidos são processados pelo Protocolo Geral da Prefeitura Municipal, sendo analisados pelo órgão que detém a informação solicitada.
➤Prazo para Resposta:
Não sendo possível o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 (vinte) dias para fornecer a informação ou indicar onde ela pode ser consultada.
Esse prazo pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa, com comunicação ao solicitante.
➤Prazo para Recurso:
Caso o solicitante não fique satisfeito com a resposta recebida, poderá apresentar recurso formal no prazo de 10 (dez) dias após o recebimento da resposta.
O recurso deve ser endereçado ao Prefeito Municipal, que decidirá sobre o pedido em até 05 (cinco) dias.
Documentos e Informações Relacionadas
➤ Relatório Estatístico Anual dos Pedidos de Informação – Clique aqui
➤Decreto Municipal nº 8.683/2023 – Clique aqui
➤Responsável para exercer as atividades junto ao SIC, Portaria n° 7.398/2025 - Clique aqui
➤Fluxograma do procedimento- Clique aqui