.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Ações pontuais e estratégicas buscam potencializar capacidade da cooperativa na quantidade e qualidade
A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue valorizando a reciclagem com ações estratégicas para estimular a coleta seletiva e, assim, potencializar a capacidade operacional da cooperativa de processamento de materiais recicláveis. Investimentos em parceria com a Itaipu Binacional busca redesenhar o perfil do sistema na cidade para ampliar a coleta de recicláveis e gerar mais renda e emprego na cooperativa.
Além de equipamentos, necessários para modernizar e dar mais velocidade ao manuseio de materiais recicláveis, o esforço também se concentra na outra ponta, junto ao cidadão, elo fundamental nessa cadeia. “O aumento do volume de recicláveis passa, necessariamente, pela participação do gerador, ou seja, o cidadão. Então, é preciso conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem”, afirma Preto Bezerra, secretário municipal de Meio Ambiente.
Hoje, a cooperativa processa cerca de 60 toneladas mês de produtos, mas tem capacidade para manusear até 90 toneladas, com perspectiva de ampliar essa capacidade gradualmente. Além de aperfeiçoar protocolos internos de trabalho, ancorado em base operacional tecnicamente mais moderna, para alcançar esse volume é necessário coletar mais e reduzir o rejeito, ou seja, resíduos que chegam junto com o material reciclável, mas não não se encaixa nessa categoria.
Na prática, além de estimular a reciclagem doméstica, ou empresarial, é preciso que esse material chegue a cooperativa mais ‘limpo’, ou seja, não ‘sujo’ por resíduos como alimentos, que exigem mais tempo no processo de triagem e reduzem o volume reciclável. O descarte de material triado junto ao volume que chega diariamente ao local chega a 30%. Na prática, isso significa que a cada 100 kg de resíduos, 30 kg são descartados como rejeitos.
Campanha no sentido de valorizar a reciclagem e cuidados com o material separado para a coleta seletiva busca aumentar o volume de recicláveis como estratégia para potencializar a capacidade operacional da cooperativa, gerando mais emprego e renda. “Reciclagem está associado a proteção do meio ambiente, mas aproveitamento dos resíduos no modelo cooperativista também se conecta com aspectos econômicos e inserção social”, afirma Preto Bezerra.
.
.
.
.